Menu

Definição: É um documento público pelo qual o tabelião, dotado da fé pública, e a pedido do usuário, transcreve fielmente um fato ou situação por ele presenciado no Tabelionato, ou por meio de diligência no local dos fatos. Por ser revestida de força probatória, executiva e constitutiva, ela pode ser utilizada como prova em um processo judicial.

Para que serve: O uso da ata abrange, por exemplo, conteúdo de sites na internet, mensagens de e-mails, conteúdo de redes sociais, gravação de diálogos, conversas de WhatsApp, realização de assembleias de pessoas jurídicas, situações de bens imóveis – como é no caso da entrega de chaves, atos de usucapião, ou atestar a presença de uma pessoa em determinado lugar ou a ocorrência de qualquer fato.

Como funciona: O interessado solicita a elaboração do serviço. O tabelião acessa o material e confere a veracidade dos fatos, depois salva todo o conteúdo, para finalmente lavrar a ata notarial. O usuário também poderá solicitar a lavratura da ata notarial por meio de diligência na cidade de São Paulo.

Closeup of male candidate filling in application form. Business person sitting at desk. Recruitment concept. Cropped view.
Passo a Passo

Use a ata notarial para comprovar um fato ou situação que tenha vivenciado. Podem ser feitas atas de conteúdos de sites de internet, mensagens e ligações eletrônicas, entre outras. 

Telefone ou envie-nos uma mensagem com indicação dos fatos que deseja verificar, ou se desejar compareça com o material que comprova o fato ou situação no 1º Cartório de Notas.

FORMULÁRIO DE PEDIDO

    Preencha o formulário para que possamos começar a atendê-lo.